Em 2022 o censo do MEC registrou um crescimento 102% de polos em relação a 2021, que se dá pelo grande aumento de ingressantes que buscam a modalidade EAD.
Em 2023, pode ultrapassar os 4 milhões de alunos, e como estamos falando de grandes números, se destacar no mercado e buscar novas estratégias para atrair alunos e se tornar um polo com relevante no mercado da educação.
O que iremos aprender neste artigo?
- O que é um polo EAD?
- Quais as necessidades dos polos EAD?
- Quais estratégias fazem seu polo se destacar na nova vertente;
- Como o Jacad pode auxiliar na minha gestão de polos ead?
O que é um polo EAD?
Para você que não entende muito bem o que é o EAD, vou explicar aqui!
A sigla EaD significa Ensino a Distância, ou também Educação a Distância. Essa modalidade de graduação permite com que as aulas sejam realizadas a distância, seja de forma remota ou por uma plataforma on-line.
O EaD funciona de uma forma prática e simples. Para o ingresso em um curso EaD, o aluno precisa de um computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática.
Quais as necessidades dos polos EAD?
A complexidade de gerir um polo ou uma rede de polos é centralizar as informações de forma que gestão de polos EAD se faz necessária com bastante importância devido aos diversos recursos que devem estar disponibilizados em cada polo, como, por exemplo:
Acervo de obras em biblioteca que atenda a possibilidade de apoio de pesquisas referentes aos diversos cursos ofertados no EAD;
Tutores para auxiliar os alunos;
Oferta de laboratórios de informática com estruturas adequadas;
Estrutura de locais de testes químicos ou laboratoriais, de acordo com as exigências de cada curso;
Locais adequados de salas de estudos com equipamentos de estudos;
pessoal administrativo de apoio para atender aos alunos; e
pessoal de serviços gerais e manutenção.
Assim, se percebe que cada polo tem as necessidades de controle específicas e devem ser gerenciadas no mesmo padrão de todos os demais.
Quais estratégias fazem seu polo se destacar na nova vertente
Para captar novos alunos constantemente, é preciso estabelecer quais estratégias aplicar que proporcionem lucratividade e crescimento ao longo do ano inteiro.
Para ajudar você a lidar com esse desafio, listamos quatro estratégias para aumentar o número de matrículas no seu polo educacional.
Invista em marketing educacional
Muito tem se falado sobre o marketing educacional para os polos EAD: ferramentas, estratégias, aplicações. E nada disso é por acaso. Hoje em dia, com o mercado deixando claro que o ensino ainda tem espaço para poder crescer ainda mais nos próximos anos.
O marketing educacional é fundamental para o polo ter uma boa comunicação com os alunos, além disso, exerce um papel relevante na captação e na retenção dos alunos. Mas é preciso entender que esse trabalho precisa ser feito ao longo de todo o ano letivo, e não somente nos últimos meses.
Crie um programa de indicações
Uma das melhores formas de acelerar a captação de novos alunos e, ao mesmo tempo, reduzir seu CAC (Custo de Aquisição de Cliente) é conquistar a indicação de contatos junto a seus alunos atuais.
As recomendações são instrumentos valiosos para ambas as partes. Quando se obtém uma indicação de um amigo, colega ou familiar, o risco de insatisfação é menor e a segurança da decisão é maior. Já para o negócio, esse é um caminho para aumentar o número de matrículas com um menor esforço e custo de divulgação.
Uma pesquisa demonstrou que mais de 90% dos membros da geração Y já tomaram uma decisão de compra a partir da recomendação de alguém conhecido. Ainda, 89% deles afirmaram que confiam mais na indicação de sua rede de contatos do que na divulgação das empresas.
Dados como esses demonstram o poder que as indicações têm para os negócios. Portanto, avalie instituir um programa que incentive que seus alunos façam indicações e obtenham algum benefício em troca – como brindes, descontos ou um curso adicional.
Modernize seu polo educacional
Hoje, vivemos uma realidade mercadológica de hiperconcorrência. E isso também inclui o setor de educação.
Quem está em busca de um curso para desenvolver determinada habilidade sabe que há no mercado diversas escolas presenciais, EaD ou híbridas ofertando treinamentos. E essa diversidade torna as pessoas ainda mais criteriosas e seletivas em suas decisões.
Por isso, é necessário manter seu polo educacional sempre com diferenciais, que sejam valorizados por seu público de interesse. E isso inclui acompanhar a atualização tecnológica, oferecer instalações acessíveis e confortáveis, ter um corpo docente qualificado e uma proposta pedagógica inovadora. Com isso, você instrumentaliza seu polo para que a prospecção seja mais ágil e eficiente.
Diversifique os cursos oferecidos
As necessidades do mercado de trabalho e, por consequência, dos alunos, estão mudando constantemente. Nesse sentido, ter um portfólio que não se adeque a essa realidade pode tornar seu polo obsoleto e dificultar a captação de novos alunos. Por isso, é sempre importante olhar para o mercado e detectar tendências em alta, oportunidades rentáveis e lacunas educacionais da sua comunidade.
Hoje, por exemplo, cursos de idiomas, marketing digital e desenvolvimento de sistemas e aplicativos estão entre as opções mais requisitadas para suprir demandas imediatas no mercado de trabalho.
Fazendo essas atualizações, você poderá expandir o portfólio de cursos ofertados e tornar seu polo muito mais atrativo para novos estudantes!
Conclusão sobre gestão de polos EAD
A gestão de polos EAD envolve diversos aspectos de controle e acompanhamentos que exigem muita atenção, análises e atuações constantes.
Definir controles e suporte de boa qualidade é fundamental para uma boa condição de monitoramento e gestão de polos EAD. Além disso, utilizar uma plataforma de qualidade auxilia esse trabalho e é a melhor forma de manter os dados e o EAD sob monitoramento e com um padrão adequado de ensino.
O Estúdio Site pode lhe auxiliar, pois oferece o Moodle uma plataforma EAD, reconhecida mundialmente para o ensino a distância de qualidade.
Acesse esse link e conheça melhor o Moodle. Deixe seu comentário sobre este assunto “gestão de polos EAD” em nosso blog.
O recurso Gestão de Polos dentro do Jacad, permite que você controle e habilite seu supervisor/vendedor ou gestor a manipular os dados de seus alunos ou futuros alunos de uma forma com que obtenha o máximo de controle possível.
Acesse nosso Webinário sobre a Gestão de Polos.
O Sistema Jacad já é utilizado com sucesso em diversos polos espalhados pelo Brasil. Quer saber mais? Agende uma demonstração.
Como funciona a gestão de polos na sua Instituição? Conta pra gente nos comentários.