A Educação a Distância (EAD) tem transformado vários aspectos da forma como o ensino é ministrado e recebido. No entanto, mesmo diante de tantos avanços, alguns desafios surgiram nesse caminho, principalmente no que diz respeito à formação de professores.
Pensando nisso, traremos neste artigo alguns dos principais desafios e como as Instituições de Ensino Superior (IES) podem abordar essas questões e melhorar a qualificação docente para o ensino a distância.
O que é EAD?
O conceito de Educação a Distância (EAD) refere-se a uma modalidade de ensino que permite a interação entre alunos e professores de forma virtual, excluindo a necessidade de presença física simultânea entre eles.
Por meio da tecnologia, cursos e programas acadêmicos podem ser ofertados de forma acessível e flexível, independentemente da localização geográfica dos participantes.
Sua implementação a nível global pode ser atribuída à expansão da internet e a todas as tecnologias digitais da atualidade, que democratizaram o acesso ao conhecimento, tornando o ensino mais acessível para uma audiência mais ampla.
No Brasil, essa popularidade e a necessidade de atender pessoas de todos os lugares, de forma simples e descomplicada, também têm crescido. Desde a pandemia causada pela Covid-19, essa modalidade de ensino cresceu significativamente, revelando seu potencial e os desafios dessa forma de educação.
Desafios enfrentados por IES na formação de professores para a EAD
A formação de professores para a EAD apresenta uma série de desafios específicos na educação superior. Desde a adaptação ao uso de tecnologias até questões pedagógicas de suporte, cada detalhe faz a diferença. Veja em detalhes alguns deles abaixo:
Adaptação às novas tecnologias
- Embora possa parecer algo simples, muitos professores ainda não têm familiaridade com as plataformas e ferramentas utilizadas na EAD. Isso inclui sistemas de gestão educacional, ferramentas de criação de conteúdo e diversos outros recursos.
Metodologias pedagógicas
- Adaptar métodos tradicionais de ensino pode ser um grande desafio no ambiente virtual. Fora das quatro paredes de uma sala de aula, prender a atenção dos alunos é uma tarefa que exige muito mais esforço por parte do professor.
Engajamento e interação
- Sem o contato presencial, onde as trocas de experiências e opiniões são espontâneas e mais fáceis de acontecer, a interação dos alunos passa a ser mais escassa.
Infraestrutura e recursos
- Gravar as aulas e preparar o ambiente para as aulas exige uma estrutura adequada, com equipamentos de qualidade e acesso à internet. A falta dessas características pode ser um obstáculo significativo para o desempenho dos professores na EAD.
Formação e desenvolvimento contínuo
- Tudo o que está relacionado à internet e seu campo virtual está propenso a passar por mudanças constantes. Com a EAD, isso não é diferente; seu processo envolve evoluções que precisam ser acompanhadas pelas IES e professores, de acordo com as tendências do período vigente. A falta de atualizações pode causar danos significativos a todos os envolvidos.
Formação específica para professores que atuam na EAD
Diante de tantos desafios, entendemos que oferecer uma formação específica para professores do Ensino a Distância (EAD) pode ser uma boa alternativa. Isso porque, a partir de alguns aspectos críticos, é fundamental que estes profissionais:
- Sejam adeptos das tecnologias e ferramentas digitais para criar, gerenciar e entregar seu conteúdo educacional.
- Desenvolvam metodologias pedagógicas adequadas que o modelo EAD exige, com atividades interativas, design envolvente e um ambiente de aprendizagem colaborativo.
- Motivem os alunos e fomentem a participação nas aulas, para que não haja a sensação de isolamento. A colaboração entre alunos e professores deve ser mútua e trabalhada constantemente.
- Aceitem as mudanças e seus processos contínuos, sem qualquer tipo de resistência no decorrer do processo. Para que tudo flua de maneira positiva, os professores devem estar de acordo com esse avanço, dedicando seus esforços em proporcionar uma forma mais assertiva de ensinar.
- Façam a gestão do processo de ensino-aprendizagem, mantendo as atividades e todo o progresso dos alunos organizados. Essas ferramentas ajudam não só a monitorar, mas também a organizar toda a estrutura da IES em conjunto com o professor, permitindo inclusive o feedback dos alunos de forma útil e construtiva.
O papel da gestão educacional na capacitação de professores para a EAD
Os sistemas de gestão educacional desempenham um papel muito importante na capacitação de professores para a Educação a Distância (EAD). Com eles, é possível ter acesso a uma gama de soluções tecnológicas que facilitam a organização e o monitoramento de todos os processos.
As soluções oferecidas por esses sistemas não só simplificam o gerenciamento dos processos formativos, mas garantem que os docentes recebam todo o suporte necessário para desenvolver suas habilidades no ambiente EAD. Com a ferramenta certa, é possível:
- Gerenciar conteúdos
- Ter acesso centralizado das informações
- Registrar progressos
- Analisar o desempenho com relatórios
- Realizar avaliações
- Coletar feedbacks
- Adaptar conteúdos etc.
ERP Acadêmico e Financeiro – JACAD
A plataforma JACAD oferece uma solução completa e robusta para IES de todo o Brasil. Todo o sistema acadêmico e financeiro, desde a captação de alunos até a certificação final, pode ser gerenciado com a solução JACAD.
Com atuação no mercado de graduação e pós-graduação, presencial e EAD, oferecemos a automação de serviços e processos, com a possibilidade de integração de ferramentas como CRM, controle e gestão de leads educacionais, matrícula online, assinatura de documentos, AVA, diploma digital e muito mais.
Quer saber mais sobre os serviços do JACAD e como podemos contribuir com a sua Instituição de Ensino Superior? Agende uma demonstração gratuita agora mesmo!
Leia também: EAD no Brasil: Crescimento supera o de ensino presencial
Gestão de Notas Fiscais: Automatize esse processo com o JACAD!