A frequência escolar é um indicador chave do sucesso acadêmico e da retenção
O controle de frequência dos alunos é uma prática fundamental para qualquer instituição de ensino, pois é um indicador importante do envolvimento do aluno no processo de aprendizagem e está diretamente relacionado ao seu desempenho acadêmico. Além disso, o monitoramento da frequência dos alunos pode ajudar a identificar precocemente possíveis problemas, como a evasão, permitindo intervenções oportunas para apoiar os alunos em dificuldades. No ensino superior, a frequência às aulas é essencial para o sucesso acadêmico dos alunos.
Quando os alunos faltam às aulas, eles perdem oportunidades de aprender o conteúdo do curso, participar de atividades práticas e interagir com professores e colegas. Além disso, a falta de frequência pode levar a problemas de desempenho acadêmico, atrasos na conclusão do curso e, em casos extremos, à evasão escolar.
Evasão escolar no Brasil: causas, consequências e soluções
A evasão escolar é um problema sério que afeta milhões de alunos em todo o mundo. No Brasil, a taxa de evasão no ensino superior é de 55,5%, o que significa que mais da metade dos alunos que entram na faculdade abandonam o curso antes de concluí-lo. Segundo um mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semespe, aponta que mais da metade dos alunos que entram em faculdades no país desiste antes de completar o curso. O estudo acompanhou alunos que ingressaram no ensino superior em 2017 até 2021.
“Acabamos revelando uma desistência elevada: 55,5% desistiram do curso; 18,1% continuam cursando e apenas 26,3% concluíram no tempo devido”, afirma o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, à CNN Rádio, no CNN Educação.
Leia mais! 55,5% dos alunos desistem antes de completar ensino superior, aponta relatório
Causas da evasão escolar
As causas da evasão escolar são complexas e multifaciais, mas os principais fatores incluem:
- Fatores econômicos: Alunos de baixa renda têm mais chances de evadir da escola, pois precisam trabalhar para ajudar no sustento da família. Segundo o estudo, 90% dos jovens que ingressam na faculdade têm renda de até 3 salários-mínimos, 45% de até 1,5 salário-mínimo, e, portanto, “têm dificuldade de pagar mensalidades e se manter no ensino.” Afirma Capelato.
- Fatores familiares: Alunos que não recebem apoio familiar têm mais chances de evadir da escola. O artigo “Mapa do Ensino Superior no Brasil 2023: Um Retrato da Educação no País” aponta que a taxa de escolarização líquida, que mede o número de pessoas de 18 a 24 anos matriculadas no ensino superior em relação ao total de pessoas nessa faixa etária, é de apenas 17,7%. Isso indica que há um número significativo de jovens que não têm acesso ao ensino superior, o que pode contribuir para a evasão escolar.
- Fatores acadêmicos: Alunos que têm dificuldade de acompanhar as aulas têm mais chances de evadir da escola. O mesmo artigo aponta que a dificuldade de acompanhar as aulas é um dos principais motivos para a evasão.
- Fatores pessoais: Alunos que enfrentam problemas pessoais, como problemas de saúde mental ou dependência química, têm mais chances de evadir da escola.
Leia mais! Mapa do Ensino Superior no Brasil 2023: Um Retrato da Educação no País
Consequências da evasão escolar
A evasão escolar tem consequências negativas para os alunos, para as instituições de ensino e para a sociedade como um todo.
Para os alunos, a evasão significa a perda de oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Alunos que abandonam a escola têm menos chances de conseguir um bom emprego, ganhar um salário justo e contribuir para a economia. Eles também têm mais chances de viver na pobreza e de enfrentar problemas de saúde mental.
Para as instituições de ensino, a evasão representa um desperdício de recursos e esforços. As instituições de ensino investem tempo e dinheiro na formação dos alunos, e a evasão significa que esse investimento é perdido. Além disso, a evasão pode prejudicar a reputação da instituição de ensino.
Para a sociedade, a evasão contribui para o aumento da desigualdade social e econômica. Alunos que abandonam a escola têm menos chances de ascender na sociedade, o que contribui para a perpetuação da desigualdade.
Análises e benefícios da gestão da frequência
O monitoramento da frequência dos alunos oferece uma série de análises e benefícios. Além de ser um indicador importante do envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, também está diretamente relacionado ao seu desempenho acadêmico. Instituições que mantêm um controle eficaz da frequência podem identificar padrões de comportamento e tomar medidas proativas para melhorar a retenção e o sucesso dos alunos.
Algumas das análises que podem ser realizadas com base na frequência dos alunos incluem:
- Frequência média por aluno: Essa análise pode ajudar a identificar alunos com baixa frequência.
- Frequência por disciplina: Essa análise pode ajudar a identificar disciplinas com alta taxa de evasão.
- Frequência por período: Essa análise pode ajudar a identificar mudanças na frequência dos alunos ao longo do ano.
O papel dos sistemas de gestão acadêmica
Um Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) é uma ferramenta essencial para facilitar o controle da frequência dos alunos e maximizar a eficiência da gestão acadêmica como um todo. Ao integrar todas as informações relacionadas aos alunos, disciplinas e professores, um SGA oferece uma visão abrangente e integrada das operações escolares, possibilitando uma tomada de decisão mais embasada e estratégica. No que diz respeito ao controle de frequência, os SGAs oferecem vantagens significativas. Primeiramente, eles automatizam o registro de presença, o que economiza tempo e esforço para professores e funcionários ao registrar a entrada e saída dos alunos nas salas de aula. Além disso, esses sistemas conseguem identificar alunos com frequência irregular, permitindo que professores e funcionários ofereçam suporte adequado para evitar o abandono escolar. Outra vantagem é a geração de relatórios detalhados sobre a frequência dos alunos, possibilitando uma análise mais precisa por disciplina, período do dia ou professor, auxiliando na identificação e resolução de problemas de frequência.
Além das vantagens específicas relacionadas ao controle de frequência, os SGAs proporcionam benefícios gerais para as instituições de ensino. Eles contribuem para a eficiência administrativa ao automatizar tarefas como matrículas, registro de notas e emissão de diplomas, liberando tempo para que os funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas. Esses sistemas também facilitam a comunicação entre alunos, professores, pais e funcionários, melhorando o relacionamento dentro da comunidade escolar.
O JACAD como solução eficiente
O JACAD é um Sistema de Gestão Acadêmica completo que oferece uma série de recursos para o controle da frequência dos alunos. Entre os principais benefícios do JACAD para o controle de frequência estão:
- Portal do Aluno: Que dá permissão aos alunos consultarem sua própria frequência de forma rápida e fácil.
- Portal do Professor: Que oferece ferramentas intuitivas para analisar a frequência dos alunos.
- Acesso da Secretaria: Que fornece uma visão geral da frequência dos alunos, facilitando a identificação de estudantes em risco de evasão.
Leia mais! E-book – O que é o JACAD?
O Score de Evasão como uma ferramenta poderosa para identificar e apoiar alunos em risco
O Score de Evasão é uma ferramenta poderosa que pode auxiliar as instituições de ensino superior na redução da evasão estudantil. Ao identificar alunos em situação de risco e implementar estratégias personalizadas para apoiá-los, a universidade pode aumentar as chances de esses estudantes permanecerem na instituição e alcançarem sucesso acadêmico.
O JACAD oferece o Score de Evasão, que calcula a partir de uma série de fatores, incluindo a frequência do aluno, a disciplina, o período do ano e o histórico de evasão.
Como funciona o Score de Evasão no JACAD
O Score de Evasão é calculado a partir de uma série de fatores, incluindo:
- Frequência do aluno: O índice de evasão é determinado considerando a frequência do aluno em relação às aulas. Os alunos que faltam com frequência recebem um índice mais alto.
- Disciplina: A pontuação de evasão também é calculada com base na disciplina. Os alunos que enfrentam dificuldades em uma disciplina específica recebem uma pontuação mais alta.
- Período do ano: O índice de evasão também é determinado com base no período do ano. Os alunos que começam a faltar mais aulas no final do ano recebem um índice mais alto.
- Histórico de evasão: A avaliação de evasão também considera o histórico de evasão da instituição. Os alunos que frequentam uma instituição com alta taxa de evasão recebem uma avaliação mais alta.
Algumas estratégias que as instituições podem implementar incluem:
- Contato com os alunos: A universidade pode entrar em contato com os estudantes em situação de risco para compreender os motivos de sua baixa frequência.
- Oferta de apoio acadêmico: Professores e orientadores acadêmicos podem fornecer suporte acadêmico personalizado aos estudantes em situação de risco, oferecendo tutorias ou aulas de reforço.
- Oferta de apoio financeiro: Programas de auxílio financeiro, como bolsas de estudos ou assistência financeira, podem ser disponibilizados aos estudantes em situação de risco.
Conclusão
A evasão escolar é um problema grave no Brasil. Segundo dados do INEP, em 2022, a taxa de evasão no ensino médio foi de 11,3%. Isso significa que mais de 1,5 milhão de estudantes deixaram de frequentar as aulas. Esses dados representam diversos impactos negativos, como a redução da escolaridade da população, o aumento da desigualdade social e o aumento da criminalidade.
O controle de frequência é essencial para lidar com a evasão escolar. O JACAD é a solução ideal para essa questão. Com uma gama de recursos especializados, o ERP Acadêmico simplifica o controle da frequência dos alunos, permitindo que as instituições de ensino atinjam seus objetivos com facilidade. Entre em contato conosco para agendar uma demonstração e descubra por que somos a melhor escolha do mercado para ajudar a sua instituição de ensino a reduzir a evasão escolar!