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Quais as principais características das Metodologias Ativas?

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Às vezes você como professor, coordenador ou gestor, tem a sensação de ter feito um trabalho fantástico em sua instituição, só que será que o aluno realmente aprendeu?

Uma metodologia de ensino ainda não muito conhecida no mercado educacional brasileiro vem aos poucos criando força e sendo inseridas no mercado da educação. Esse novo cenário auxilia na participação ativa do aluno, criando opiniões mais críticas a respeito dos temas apresentados, além de uma maior participação.

Nesse post iremos abordar qual a importância das metodologias ativas e como funciona para evolução de sua instituição.

O que são metodologias ativas?

Um conceito novo, porém com uma base educacional já antiga. As metodologias ativas é um processo onde o aluno está envolvido diretamente com sua educação.

Um cenário onde o professor passa a ser um facilitador da aprendizagem e não mais o detentor absoluto do conhecimento e o aluno passam então a ser protagonista e transformador do processo de ensino, abrindo espaço para interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento.

Quais são seus principais benefícios?

A partir das metodologias ativas, as práticas pedagógicas são organizadas com o intuito de induzir o estudante a participar do seu processo de aprendizagem.

Além do mais, essas metodologias estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências, como pensamento crítico. Trazendo assim mais autonomia aos estudantes, responsabilidade, trabalho em equipe e independência.

Sendo assim, a metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento da dimensão cognitiva quando socioemocional dos estudantes. Aprendendo a expor suas opiniões e a respeitar pensamentos diferentes.

Exemplos de metodologias ativas?

Existem diversas formas de aplicar as metodologias ativas, conheça abaixo as principais delas:

1 – Ensino Híbrido

O ensino híbrido consiste na união do ensino tradicional e presencial com o ensino de educação a distância (EAD), o uso de tecnologia no ensino facilita  o contato do aluno com o conhecimento, proporcionando aos estudantes busque fontes, informações e dados online de maneira rápida, com a finalidade de complementar o que foi apresentando em sala de aula.

2 – Sala de aula invertida

A sala de aula invertida consiste na inversão do modelo tradicional. Dessa maneira os alunos devem ler o conteúdo em casa e o encontro em sala de aula é dedicado a discussões e resolução de questões.

Promovendo a dinamização do ensino uma vez que diminui a quantidade de aulas expositivas e teóricas.

3 – Gamificação

O objetivo da gamificação é trazer a experiência dos jogos para o ensino. Com o principal ponto dessa metodologia é fazer com que os alunos entrem em uma competição saudável, estimulando o pensamento “fora da caixa” e a motivação e a dedicação para o estudo.

Por fim, uma metodologia ativa é baseada em alguns princípios, como a personalização da aprendizagem. Não existe uma ‘receita de bolo’ ou um formato único de aplicação, pois a técnica é aplicada para os indivíduos que compõem aquela turma específica, e que pelas suas necessidades e interesses, buscam conhecimentos e habilidades que façam sentido para suas vidas.

A metodologia ativa, antes de uma técnica, é uma proposta que provoca o próprio educador.

 

Um software de gestão educacional, auxilia nesse processo?

Sim! Um sistema de gestão é de grande valia para fazer toda gestão da metodologia e estaremos apresentando como o sistema SWA.JACAD, faz essa gestão! Acompanhe os próximos posts.

Gostou? Comente qual sua opinião e experiência sobre o assunto, até breve!

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