O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), representa um momento de grande relevância para Instituições de Ensino de todo o país. Isso porque, a partir dos resultados obtidos com ele, é possível medir a qualidade do ensino superior.
O exame possui algumas particularidades, que precisam ser avaliadas com atenção antes da prova, principalmente no que diz respeito a preparação dos alunos. Na avaliação, o conhecimento dos estudantes sobre conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares é colocado a prova, por isso estar preparado é tão importante.
Agora, pense em como seria pra você conquistar uma boa nota no ENADE, sabendo que esse processo de avaliação é fundamental para a sua IES. De 0 a 10, o quanto isso seria bom?
Sabemos que nesse momento todos os detalhes são relevantes, por isso queremos contribuir com a sua preparação para o Enade de forma positiva!
Qual o objetivo do Enade?
O Enade tem o objetivo de aferir o desempenho e os conhecimentos dos estudantes, em diferentes áreas de conhecimento. Seu resultado compõe a nota do índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
Juntos, esses indicadores formam a base de Qualidade da Educação Superior, permitindo que a qualidade dos cursos, faculdades, centros universitários e universidades do Brasil sejam do conhecimento geral.
Isso significa que todos os dados obtidos nas avaliações são públicos, abertos a sociedade, para que possam avaliar a qualidade dos cursos oferecidos por todas as IES públicas e privadas.
Qual a importância de se fazer o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade é um processo obrigatório, tanto para a IES quanto para o aluno que estiver concluindo algum dos cursos selecionados no referido ano.
Por se tratar de um exame obrigatório, os alunos que se recusarem a realiza-lo poderão ser impedidos de receber o diploma no prazo previsto. A medida reforça o quanto sua realização é importante, afinal, é através dele que o Ministério da Educação, poderá avaliar o desempenho das Instituições de Ensino Superior.
Este processo foi criado em 2004 e desde então, caso a IES tenha um baixo desempenho, poderá ser advertida e forçada a realizar mudanças estruturais. Caso essas avaliações negativas persistam, o Ministério da Educação pode inclusive, fechar a Instituição.
Em contrapartida, se a nota obtida pela IES for boa, indicando um bom desempenho, a mesma poderá melhorar significativamente sua reputação no mercado, aproveitando desse prestígio para captar novos alunos.
Todos os anos, um ranking de instituições é desenvolvido pelo MEC, com uma listagem entre as IES com o melhor desempenho. Ocupar os primeiros lugares ajuda a trazer não só prestígio para a sua Instituição, mas também um grande retorno financeiro.
Enade 2024
O Ministério da Educação – MEC abriu no dia 02 de setembro, o prazo para preenchimento do Cadastro de Informações Pessoais e do Questionário do Estudante Concluinte, que podem ser preenchidos diretamente pelo Sistema Enade.
Essa etapa ficará aberta até o dia 23 de novembro, sendo específica para a conclusão de cursos de licenciatura. A aplicação das provas será no dia 24 de novembro de 2024, em todo o território nacional, conforme Edital do Enade.
Quem deve ser inscrito no Enade 2024
Todos os ingressantes e concluintes de cursos de licenciatura, devem estar inscritos no exame. Para os ingressantes, é necessário que o curso tenha sido iniciado em 2024 e o aluno esteja matriculado, com até 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada (até o dia 31 de agosto).
No caso dos concluintes, é necessário que tenha integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso, sem ter colado grau até o dia 31 de agosto de 2024, com previsão de 100% de integralização de carga horária até julho de 2025.
Estratégias para se destacar no Enade
Se você deseja ter um atestado de que o ensino da sua IES tem qualidade e captar novos alunos, é importante buscar meios para que os alunos tirem boas notas. Por isso, focar na preparação é um passo fundamental neste sentido.
- Preparação dos alunos para o Enade
Para preparar os alunos de forma eficaz, é preciso estar atento a uma série de fatores, como:
Tendências tecnológicas – As metodologias de ensino podem ser inovadoras e cativantes, utilizando mídias e recursos tecnológicos que estimulem o aprendizado e o engajamento dos estudantes.
Plataformas de aprendizagem – Facilidade para que o aluno possa escolher as disciplinas do curso de acordo com o que deseja focar em sua carreira, trazendo mais personalização aos processos.
Acompanhamento – Estar atento as necessidades dos alunos são imprescindíveis. Se todos estiverem motivados e alinhados com as necessidades da sua IES, as chances de o desempenho ser positivo são ainda maiores.
- Capacitação dos professores
Motivação do corpo acadêmico – Para que tudo saia conforme o esperado, a equipe do corpo docente precisa estar em sintonia, todos motivados e preparados para as avaliações.
Infraestrutura de qualidade – O ambiente de trabalho dos professores e alunos devem ser tão bons quanto as expectativas da instituição, afinal, um ambiente planejado e equipado para o ensino e aprendizagem de qualidade fazem toda a diferença.
Valorização do desempenho – Celebrar as conquistas é importante. Os participantes desse processo, alunos e professores, devem se sentir valorizados por contribuir com algo tão significativo. Faça com que ambos tenham esse sentimento e pertencimento, para que sejam sempre dedicados ao seu favor.
O papel da Gestão Educacional no sucesso do Enade
Para que a IES receba uma avaliação positiva, além das notas obtidas nas avaliações, também é necessário ter uma organização sólida, afinal, todos os fatores importam.
Instituições que são bem avaliadas, costumam a receber um número maior de alunos, que seguem na busca por um ensino de qualidade e bons resultados para a sua vida profissional.
Nestes casos, uma boa Gestão Educacional faz toda a diferença, principalmente na otimização de processos e organização de atividades.
Como o sistema de Gestão Educacional do Jacad pode ajudar sua IES?
O Jacad oferece um software completo e robusto aos usuários, que podem concentrar todas as informações da sua Instituição de Ensino em um único lugar. Desde o portal do aluno, professor e secretaria, todos os dados podem ser acessados e administrados pelo sistema.
Com nosso ERP de Gestão Acadêmica, é possível monitorar seu desempenho, ajustar as estratégias e melhorar a preparação de todo o corpo docente e alunos para o Enad.
Agende uma demonstração agora mesmo e esteja preparado para o crescimento da sua IES.
Leia também: Conheça formas de potencializar a captação de alunos para sua instituição
Como implantar um sistema ERP Educacional?
Agilizando processos com um sistema especializado em educação